Castração

ESTERILIZAÇÃO OU CASTRAÇÃO:

É a retirada cirúrgica dos testículos nos machos, e do útero e ovários nas fêmeas, impedindo definitivamente a procriação e consequentemente a proliferação destes animais.

O ciclo nas fêmeas se inicia por volta dos 6 meses, quando ainda não estão fisicamente desenvolvidas por completo, podendo durar entre 4 a 12 dias cada ciclo. As gatas podem apresentar o cio durante um tempo indeterminado dependendo da presença do macho. O cio das gatas não sangra como o das cadelas, porém apresentam comportamento extremamente agitado miando muito durante algumas noites.

O cio da cadela ocorre a cada 6 meses e elas podem gerar em média 12 filhotes ao ano! A cirurgia é a única forma eficiente para prevenir as crias indesejadas, o abandono, as doenças (câncer e infecções uterinas, por exemplo) e o sacrifício dos animais. Esta cirurgia pode ser feita a partir dos 2 meses de idade, mas é preferível que se faça aos 4 / 5 meses.

O animal não sofre durante o procedimento cirúrgico, porque é realizado com anestesia geral e no dia seguinte o animal irá tomar analgésicos e antibióticos para prevenir a dor e infecções pós-operatórias.

Em geral os animais operados tornam-se mais tranqüilos e amigáveis.


VANTAGENS PARA OS MACHOS:

Eles param de urinar em todos os cantos;

Diminui o odor da urina;

Não vão atrás das fêmeas;

Diminui a incidência de câncer e problemas na próstata;

Não latem / miam durante a noite a não ser que seja para alertar sobre intrusos.


VANTAGENS PARA AS FÊMEAS:

Não sangram pela vagina e não têm mais cio;

Elimina as chances de infecções uterinas (piometras) e diminui a incidência de tumores mamários;

Aumenta o período de vida do animal;

Previne contra a prenhez indesejada e psicológica (pseudociese).



http://adotacaes.wordpress.com/por-que-adotar/

Category: